Comportamento

Lince-ibérico, Lynx pardinus, e Coelho-bravo, Oryctolagus cuniculus

Tal como a maioria dos felídeos, o lince-ibérico é um animal que se encontra mais activo durante a noite. No entanto, habitualmente caça durante a madrugada, quando os pequenos animais começam a sair das suas tocas.
            
Quando caça, põe em prática todas as suas habilidades: é um excelente trepador e também nada muito bem, podendo atravessar a nado longos cursos de água. Tem uma visão muito boa, podendo detectar uma presa desde muito longe, perseguindo-a a longas distâncias (~7 km / dia).
             
O lince é um animal solitário, e extremamente territorial. Vive isolado durante todo o ano, com excepção da época de acasalamento, e de situações esporádicas em que forma grupos para caçar. Geralmente não se alimenta no local de captura – a presa é arrastada para longe (para que fique a salvo de outros carnívoros) e só depois consumida. O lince alimenta-se quase exclusivamente de coelho-bravo.
             
Sendo uma espécie especializada face às condições do ambiente em que vive, o lince-ibérico prefere habitar em zonas temperadas de bosque mediterrânico espesso, onde a presença humana seja pouca ou nenhuma, isto é, nos bosques do Centro e Sul da Península Ibérica.
             
O lince-ibérico é um animal muito tímido e elusivo, pelo que é extremamente difícil de detectar e observar.